top of page

Afinal, que detox tecnológico é este?

Atualizado: 6 de jun. de 2021


Ansiedade X informação X tecnologia.


Qual a ligação deste tema com a ansiedade?


Muitas pessoas não conseguem se "despir" de seus celulares por alguns minutos.

Por que tanta dependência para se ter informação?

Perguntei para algumas pessoas quanto tempo ela utiliza o celular e a resposta foi em média 14 horas por dia. Como assim, se o dia tem 24 horas?

Algumas nem souberam responder, pois virou parte do corpo ficar no celular.


Muitos para desvencilhar deste vício trocaram os tais telefones inteligentes – com conexão à internet e os tantos aplicativos disponíveis – pelos velhos “tijolões”, telefones vintage que somente fazem chamadas e enviam mensagens de texto. Alguns escolheram o caminho do meio: ainda possuem um smartphone, mas o deixam em casa quando saem, usando-o somente para comunicação e notícias, como meio de combater a dependência.


Os telefones antigos e menos conectados vêm reconquistando usuários. Não é por acaso que desafios para testar quem suporta passar algum tempo sem smartphones se fazem cada vez mais recorrentes, e pela primeira vez as vendas dos antigos telefones celulares cresceram no ano passado pela primeira vez em anos: os malefícios comprovados do uso excessivo dos smartphones se agravarem no contexto da atual pandemia, na qual tudo é feito pelos aparelhos, e os quadros de depressão e ansiedade também se multiplicam. Quem largou o smartphone, no entanto, garante na matéria que os benefícios aparecem rapidamente.


“Muitos estão se despindo de seus smartphones e se sentindo muito melhor. Eu mesma, já fiz um teste e realmente a vida muda sem a tecnologia". De qualquer forma, eu não consigo ser vintage e trocar meu Iphone por um "tijolão" dos anos 90 e eliminar por tanto tempo o celular da minha vida. Mas, também percebo o quanto é prejudicial ficarmos o tempo todo conectados. O que mais prejudica é a euforia de a todo momento ter que pegar o celular e ver mensagens. E isto já está no automático. Qual a necessidade de a todo momento ver mensagens?


A impressão é que perdemos o discernimento. Se ficarmos sem a conexão por horas parece que iremos perder qualquer coisa importante e na realidade se você for fazer uma análise ou um teste não se perde nada por 2 horas desconectado. Aliás ganha-se! Pois, esta visita frenética ao celular realmente causa ansiedade e muitas vezes perturbação.


O tempo está tão rápido que não temos mais 24 horas. A impressão é que vivemos 14 horas e já existem muitas informações sobre isto. Está tudo muito acelerado.


Faça um DETOX VOLUNTÁRIO da tecnologia.


Deixe seu celular de lado por 2 horas e vá fazer outra coisa. Trabalhar em seu projeto, sair com seus cães, assistir um filme, meditar, vá para academia, pilates, conversar com um amigo sem o bendito. Ninguém merece bater um papo com um amigo olhando o celular. É muita falta de sensibilidade. Comprometa-se com estas 2 horas, sem ele é claro!

Você irá perceber que até esquece que tem celular.

Se você é uma pessoa ansiosa, perceberá que terá uma melhora evidente no seu dia, ganhará horas com você mesma e desconectar faz bem até para o espírito.


Para muitos desvencilhar do telefone é muito difícil, mas podemos tirar umas horinhas por dia para fazer este DETOX. Experimente!

37 visualizações0 comentário
bottom of page