top of page

O que é importante para ter uma associação?

Atualizado: 7 de jun. de 2021


Para acompanhar estas postagens como criar associação, fundação, ong, etc


Fizemos uma pesquisa e encontramos algumas informações para se ter uma boa associação.

Tudo o que você precisa saber para criar uma associação de sucesso.

Criamos um roteiro com o passo a passo para a criação de uma associação.


Fique por dentro do que é esperado dos envolvidos e quais documentos são necessários.


Por onde começar?


Você quer organizar uma associação e não sabe por onde começar? Saiba que terá que passar por 4 (quatro) fases:


Agora, você compreenderá um pouco sobre cada fase para organizar uma associação, detalhadamente. O roteiro abaixo é uma sugestão para criar uma associação e apresenta alguns pontos a serem seguidos e observados. As etapas podem e devem ser adaptadas conforme a necessidade de cada grupo. Pronto para começar?


Para organizar uma associação é fundamental conhecer quatro fases de implantação.

Para organizar uma associação é fundamental conhecer quatro fases de implantação.

Após essa etapa, deve-se encaminhar a documentação para registro, que é feito no cartório de registro de pessoas jurídicas. Nas cidades maiores, existem cartórios específicos para essa finalidade. Nas menores, o registro é feito no cartório de registro geral. O passo seguinte é providenciar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. Esse cadastro permitirá à associação realizar transações financeiras, contratos, convênios e contratação de empregados.


1ª Fase: Sensibilização


É importante que as pessoas envolvidas tenham o maior número possível de informações sobre o tema (legislação, funcionamento, direitos e deveres dos associados, etc.). Essas informações devem orientar a escolha em seguir - ou não - com o processo organizativo da associação. Se houver interesse, o grupo deve mobilizar mais pessoas, pois são necessários pelo menos 10 integrantes para iniciar. É fundamental designar responsáveis para levantar informações sobre a legalização da associação e também para estudar a viabilidade econômica e as necessidades de infraestrutura e recursos financeiros.


2ª Fase: Constituição


A Assembleia de Constituição é uma etapa formal do processo de legalização. É realizada no ato de constituição da associação, na presença de todos os associados. Nessa Assembleia, será escolhido o nome da associação e a sede. Além de ser aprovado, ainda, o Estatuto Social. Serão eleitos também os representantes dos órgãos de direção (Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal).


3ª Fase: Pré-operacional


É a fase da estruturação: definição de localização, aquisição de móveis e equipamentos, contratação de funcionários e contadores, abertura de conta no banco, licenças e alvarás, entre outros.


4 ª Fase: Operacional


Início das atividades: começam os desafios reais da associação. Como toda organização, para ser bem-sucedida a associação também precisará de uma gestão eficiente e comprometida com os propósitos da instituição.



Inscreva-se para receber os próximos posts.


(Referência - Sebrae)


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page