O DREX é um assunto ainda muito novo.
O que se sabe é que o drex não é uma criptomoeda. Uma das funções do DREX é melhorar a eficiência no mercado de pagamentos varejo o e-commerce em formato físico e pela internet e já podemos perceber também que o pix entra nessa regulamentação do sistema DREX.
Mas, se sabe que o Real digital será uma extensão do dinheiro que nós já usamos e que já circula por aí ele será emitido pelo bacem com as suas regulamentações.
Tudo começou com o pix dentro do sistema DREX, porém não se tinha ainda um nome para a plataforma, nada ainda era certo! Começou pelo pix que já vem revolucionando o mercado de pagamentos vendas e transferências.
Mais de 70% da das pessoas que tem conta bancária já usam o pix. 13% da população ainda não tem uma conta bancária então o DREX para essas pessoas não será mais um empecilho. Elas terão a sua carteira digital que provavelmente será um aplicativo do Banco Central, mas como é um sistema novo as informações estão vindo fracionadas ainda. Estima-se que 80% dos bancos centrais do mundo se preparam com iniciativas semelhantes.
O Drex nada mais é que uma plataforma onde você administrará a sua carteira.
Provavelmente este mês de março se iniciará uma avaliação final com vários testes que já foram feito no decorrer do tempo da preparação dessa plataforma onde o objetivo é definir os últimos ajustes para o lançamento.
As informações finais ainda não temos, mas algumas coisas já estão sendo comentadas.
VANTAGENS DO DREX
A moeda digital não precisará ser convertida
Combate ao crime organizado
Prevenção de fraudes
Não teremos mais intermediários
Processos com mais rapidez
Plataforma própria independente de bancos
Carteira direta do Banco Central
A PLATAFORMA DIGITAL DREX
Abrindo a sua conta digital DREX o usuário poderá enviar dinheiro na própria plataforma para as contas cadastradas na mesma.
Por exemplo: transferência ou pagamento poderão ser realizadas direto de uma carteira digital DREX para a conta bancária ou se o usuário tiver uma carteira digital drex na plataforma a transferência será direto pela plataforma.
A plataforma vai dificultar bastante a lavagem de dinheiro, assaltos e roubos, ou seja sabe “aquele jeitinho”, pois então, será muito difícil dar “este jeitinho”
Tudo o que for ilícito será muito difícil acontecer dentro deste processo.
Por exemplo: Vamos dizer que você vai comprar uma casa, neste trâmite existem pessoas envolvidas, o corretor construtora, imobiliária, proprietário, cartório, a verificação se a propriedade é lícita, enfim toda burocracia que levam às vezes meses ou muito tempo para concretizar o negócio e a compra do imóvel.
A partir desta plataforma não haverá mais problemas e trâmites complicados, ou seja, inserindo os dados do imóvel, do vendedor e do comprador a própria plataforma analisa e codifica que está tudo ok, o trâmite é realizado imediatamente pela carteira na plataforma, ou seja, o próprio sistema fará toda esta varredura e questão burocrática e encurtará este processo.
Essa nova plataforma parece que trará muitas vantagens em termos de eficiência e segurança para o mercado de pagamento, e a perspectiva de inclusão financeira para aqueles que ainda não tem conta bancária é muito promissora, além de simplificar muito o processo burocrático.
Vamos aguardar os próximos capítulos.
Comments