top of page

Que tal comer garoupa impressa em 3D? O virtual está bem perto da realidade.


Em matéria anterior, destacamos sobre a carne impressa e agora parece que a realidade está mais perto do que a própria ficção.


A Stakeholder Foods ( sediada em Israel é a primeira empresa de carne cultivada - combinação da biologia avançada com tecnologia de bioimpressão 3D de ponta para produzir cortes inteiros de carne real) desenvolveu um filé de peixe garoupa impresso em 3D a partir de células-tronco, que são processadas por meio da tecnologia de bioimpressão em uma forma semelhante a um peixe. O produto, que foi criado em parceria com a Umami Meats, imita o sabor e a textura do peixe natural e pode chegar às prateleiras dos supermercados ainda este ano.


“Na primeira degustação, mostramos um produto cultivado que lasca, tem gosto e derrete na boca exatamente como um peixe excelente deve fazer”, 

O desenvolvimento da tecnologia pode trazer inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à escassez de alimentos – mas também à questão global da sobrepesca.  A garoupa, em particular, é considerada em risco de extinção.


Além disso, o peixe da engenharia biológica é livre de poluentes, como microplásticos, que podem afetar os estoques de frutos do mar colhidos tradicionalmente.

Os filés de peixe garoupa são criados combinando células-tronco de peixe com vários nutrientes, que são posteriormente processados ​​em bio-tintas e depois em uma impressora. O processo de impressão leva apenas alguns minutos e o produto pode ser imediatamente cozido e comido.

As partes interessadas também estão trabalhando para criar cortes inteiros de carne impressa em 3D, incluindo bifes e outros frutos do mar, como enguias. 


Em 2020, a gigante do fast-food KFC fez parceria com uma empresa russa de bioimpressão para produzir nuggets de frango artificiais.


Veja aqui com funciona o processo de impressão do “filé de peixe” em 3D:



A pergunta que fica: - Será que em breve teremos "uma nova modalidade de vegetarianos e veganos Stakeholders", já que a possibilidade de sacrifícios de animais estará fora de cogitação? 🤔🤔🤔



Veja também - Carne impressa em 3 D

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page