top of page

Esta tecnologia vai mudar o mundo para sempre!

Atualizado: 24 de abr. de 2023


Carros voadores ou teletransportes ainda não são uma realidade para a sociedade, mas pouco a pouco nos aproximamos de uma estrutura digna de filmes e séries de ficção científica. Entre tantas tecnologias que podem melhorar nossa vivência, o replicador talvez seja uma das mais fundamentais. Não tanto pelo que ele pode produzir, mas por conta do que pode propiciar para nossa condição humana.


Na série Star Trek, o replicador é um dispositivo que utiliza uma tecnologia que transforma energia em matéria para materializar um objeto ou comida – assim como para desmaterializar um item e retorná-lo em seu estado de energia. Partindo da fórmula mais famosa de Einstein, E = mc², segue-se o princípio que a matéria é apenas uma forma de energia, e que uma é possível de se transformar na outra.


Isto já está perto do real. Os replicadores poderão trazer objetos, roupas, alimentos inimagináveis. Usou? Depois é jogar no reciclador. Não teremos mais acúmulos de roupas, de restos de comidas, pratos que precisam ser lavados. É o futuro que foi suprimido de nossos olhos.



Na real life (vida real), os replicadores vão tomando forma a cada dia. No início de 2019 pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram uma impressora 3D que cria objetos com uma tecnologia sensível à luz numa resina especial ao invés da técnica de camadas: “Esta abordagem permite a impressão de objetos inteiros e complexos através de uma revolução completa, evitando a necessidade de camadas”.


Na área gastronômica, temos pelo menos duas empresas prometendo uma nova forma de obter um alimento prático, gostoso e saudável. A Genie oferece uma máquina expresso com pods (cápsulas) de diferentes pratos, e está em fase de pré-venda. A Foodini opera com a técnica de camadas, tendo a necessidade que o usuário insira a mistura desejada, mas corta a parte dos processos (para fazer um ravioli, coloca-se a mistura da massa e do recheio, e a máquina faz o resto). Ela está à venda por 4 mil dólares.


A humanidade terá mais tempo para sí do que possamos imaginar! Ainda temos isto no imaginário e como um fato surreal. Mas, quando é que você no passado você poderia imaginar que fosse andar por aí com um telefone e tecnologia a sua disposição?

As pessoas nascida nos anos antes de 1990 sabem o que estamos falando.


Tá preparado para ter um replicador ao seu dispor? Eu estou!


Programa Investidor Humanizado - www.investidorhumanizado.org


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page